terça-feira, 12 de junho de 2012

Psicologia na Astrologia.


Focar somente o lado preditivo da astrologia é como o médico que se concentra somente no sintoma físico, sem considerar o indivíduo como um todo e na interação entre corpo e mente. Ao longo dos anos acreditei que uma boa parte do que acreditamos estar predestinado, em termos de trânsitos e progressões, não é, em absoluto, o destino – são os nossos complexos inconscientes atuando. Tanto como indivíduos ou coletivamente, inconscientemente contribuímos para criar ou sermos levados por situações que ativam questões internas – tanto porque nós estivemos evitando-as no passado, ou porque elas estão simplesmente maduras e Kairós, o momento certo, chegou. Seria uma tolice imaginar que todas as situações da vida são uma criação individual, porque muitas não são.

Não se pode dizer que seis milhões de judeus tinham um transito particular ou aspectos progredidos que os levariam aos campos de concentração. É loucura supor tal coisa assim como a recusa da nossa cumplicidade inconsciente quando estes atos de brutalidade acontecem num nível de massa. Existem movimentos coletivos e revoltas, assim como existem desastres naturais tais como inundações e terremotos os quais podem suplantar a escolha, complexos e a vontade individual. Também pode haver outros fatores mais profundos e de ordem espiritual, sobre os quais eu não estou em posição de comentar.

A abordagem psicológica para trânsitos e progressões é mais desafiadora que a abordagem literal, pois envolve assumir responsabilidade por aquilo que está simbolizado pelas configurações da carta natal. Isto também requer aprender a trabalhar com técnicas préditivas tradicionais em mais de um nível. Não significa que não há valor em tentar compreender como um movimento planetário afeta o plano material. É tolice ignorar esta dimensão da vida assim como é ignorar a psique. Se alguém tem o Sol progredido fazendo quadratura a Netuno na segunda casa, enquanto Saturno em transito faz conjunção à Netuno natal, não é uma boa idéia fazer uma parceria de negócios com alguém cujas credenciais sejam pouco conhecidas.

A aplicação concreta dos princípios astrológicos pode ser de grande valor para nós. Mas sem o respaldo do entendimento psicológico precedendo a interpretação literal, eu acho que podemos muitas vezes, criar o nosso próprio destino, manifestar nossas próprias previsões, e gerar um sofrimento considerável, quando nada disso seria necessário.

Muitas pessoas do círculo astrológico crêem em Karma. Mas eu sinto que tudo é mais complicado do que aquilo que um dia alguém chamou de "a teoria do ding-dong" – alguém foi bom ou mau em sua vida passada e portanto será recompensado ou punido na vida atual. Como moralidade é uma coisa profundamente subjetiva e relativa, eu atribuo pouco valor a essas aproximações simplistas com o reino do espírito. Mas deve haver algo que continua através e além de uma simples encarnação mortal, ao qual a herança recebida acumula substancia de acordo com as escolhas feitas em cada vida, e que atua como um imã para o tipo de experiência que atraímos. Isto pode ser o fator acima e além dos esforços conscientes na vida de uma pessoa.

Pode haver fatores na herança familiar sobre os quais não se tem controle. Por mais injustos que eles pareçam, nós somos herdeiros dos conflitos e complexos familiares que se cristalizaram através de muitas gerações e estes freqüentemente agem como um tipo de destino. Se esses conflitos permanecem sem solução por muito tempo, nós podemos perder a mobilidade para escolher ou evitar certos eventos, e sem dúvida, qualquer indivíduo possui maior liberdade de escolha se não há um peso acumulado desta herança psicológica. Eu sou testemunha que a vivencia numa vida familiar conturbada provoca efeitos fortíssimos tanto na personalidade, quanto no destino de uma pessoa. Falo isso por experiência própria.

Assim, há muitos outros fatores além da consciência individual que determinam como trânsitos e progressões serão expressos. No entanto, uma boa parte daquilo que nós supomos ser previsível pode não o ser totalmente, uma vez que a consciência individual começou a expandir os níveis do que nós experimentamos como realidade. Por essa razão eu acredito que necessitamos tentar viver como se tivéssemos a liberdade de trabalhar com nossos trânsitos e progressões num nível psicológico.

Nós podemos assim ter espaço para modificar eventos futuros, ou lidar mais criativamente com qualquer coisa que seja a nossa própria criação de acordo com a atuação dos complexos inconscientes. E quanto às coisas sobre as quais não temos realmente nenhuma escolha, nós as identificaremos cedo o bastante e esperançosamente aprender a aceitá-las e viver com as nossas necessidades com o espírito mais tranqüilo.

Pode haver também um destino em cada existência – algo que a alma ou o Self pode desejar cumprir no decorrer de uma vida particular. No pensamento da filosofia grega haviam dois tipos de destino afetando o individuo, as erínias e o daimon. O primeiro poderia ser grosseiramente equiparado à herança ancestral, e o último com o destino ou propósito da alma. E pode haver também um destino coletivo – nações e povos inteiros podem ter um destino especifico em termos de evolução humana, e uma herança ancestral especifica.

Como indivíduos, nós às vezes somos pegos em movimentos que são muito maiores que nós, porque somos parte de uma humanidade maior, que por sua vez está sintonizada com os ciclos planetários. Portanto, nós compartilhamos as vicissitudes desta humanidade maior, e temos que dar conta da bagagem psicológica que herdamos da nossa origem racial, religiosa, social e nacional.

Há questões filosóficas sobre as quais cada um de vocês tem suas próprias crenças e convicções individuais, Eu estou mencionando-as porque elas podem ser fatores na materialização dos trânsitos e progressões. De todas as áreas que eu tenho mencionado a única na qual podemos ser realmente eficazes como indivíduos é a esfera dos nossos complexos inconscientes. Nossa habilidade para reconhecer, conter, trabalhar com eles e transformá-los poderia realmente afetar o coletivo do qual fazemos parte. Isto pode até afetar o nosso "karma".

Antes da previsão de algum evento está sempre o individuo ou o grupo deles. No final somos forçados a voltar para nossos próprios jardins para contemplar o que está crescendo lá, se desejamos entender porque e que tipo de eventos são prováveis de nos acontecer.

Um dos principais objetivos em explorar este tema é sugerir que nós podemos ter mais liberdade do que pensamos, em níveis que não estaríamos inicialmente conscientes. Se aprendermos a trabalhar com os movimentos planetários com mais intuição e com uma abordagem menos literal do tipo "Urano se aproxima de tal ponto e tal e tal acontecerá" , nós poderíamos descobrir o que Pico della Mirandola quis dizer quando afirmou que os seres humanos são co-criadores com Deus. Tomando literalmente, esse conceito não faz justiça a nós astrólogos.

Isto também pode ser totalmente destrutivo, porque há claro, algo como uma profecia auto cumprida. Em função de nossas percepções serem invariavelmente distorcidas por nossos complexos individuais, nós estamos inclinados a interpretar os trânsitos e progressões não de acordo com o que eles podem significar, mas de acordo com o que os nossos complexos dizem que vão fazer conosco. Até o astrólogo mais "tradicional" e ortodoxo não é capaz de ser objetivo quando é para prever eventos. Podemos até não estar certos sobre o que um "evento" realmente é, uma vez que muito depende de como e quando uma pessoa percebe o que aconteceu. Nossas suposições sobre o futuro são fortemente coloridas por nossa própria psique tanto quanto nossas suposições o são sobre o presente.

Também tenho convicção que tudo que existe no universo esta de alguma forma interligada. Uma catástrofe ambiental que pode causar diversas mortes pode ter ligação com o mapa de cada individuo por meio da ligação astrológica do mapa daquela nação com a de cada uma das vitimas causadas pela catástrofe. Quanto a isso venho desenvolvendo estudos e pesquisas sobre os “portais do tempo” que se abrem em algum tipo de alinhamento cósmico. Isso implica a observar tanto a Astrologia Horária quanto a astrologia das mais variáveis ramificações.

O mapa de uma nação, por exemplo, que tem um simbolismo mostrando a possibilidade de uma epidemia certamente afetara um individuo que vive naquela nação e que tenha seu mapa em conexão direta pelos indicadores da saúde com o mapa daquela nação. Mas esse é um assunto complexo e que requer muito mais estudo aprofundado.

CARLINHOS LIMA – ASTROLOGO, TAROLOGO E PESQUISADOR.
BASEADO NOS ARTIGOS DE: Liz Greene: "The Horoscope in Manifestation"

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (116) sexo (101) magia (100) conceito (92) astrologia (91) mulher (77) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) de olho no movimento dos astros (35) tarô (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) pesquisas (30) sexualidade (28) astros e a politica (24) pesquisa (24) estudos (23) prazer (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) orgasmo (22) climazzen (21) magia sexual (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) mulheres (17) Ranascimento (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) estudo (14) rituais (14) saúde (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) desejo (10) lua (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) magos (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) homens (7) livro (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) astrologia sexual (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) homem (5) mago (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) ancestrais (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) descoberta (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) dieta (3) drogas (3) ensaio (3) feitiço (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) pedras (3) peitinhos (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) atração (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) deuses (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) egito (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) feminino (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) pode (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)