quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reproduzindo matéria especial: - RQA entrevista: Enoli Lara

Ela é responsável pelo maior boom de visitas do RQA. Não é difícil apontar o motivo: sua capacidade de gerar polêmica e ferir os olhos dos moralistas retrógrados com sua nudez ousada que, para ela, é natural. E é com essa naturalidade, sinceridade e autenticidade que Enoli Lara, conhecida nacionalmente pelo processo milionário de uso indevido de imagem de seu bumbum e com sua nudez total no carnaval, que respondeu às minhas perguntas. Da mesma forma que já apareceu nua na revista, ela agora aparece nua em palavras, demasiadamente reveladora. Minha tentativa de defini-la é em vão. Só digo que, por trás da imagem de superpantera, há uma mulher de espantosa inteligência, conflitante com suas formas exuberantes.
Facetas desconhecidas de Enoli: artista plástica e mãe
- De alguma forma te incomoda à associação que as pessoas fazem da Enoli Lara à polêmica, sem conhecerem seu lado atriz e sua literatura, ou tem consciência de que foi o que lhe alçou à fama e como sempre será lembrada?
EL: Minha vida é regida por duas frases: "Você que já foi ousada não permita que a amansem" (Isadora Duncan, dançarina dionisíaca). "Meu interesse não está em agradar, mas em surpreender e provocar" (Maurice Béjart, coreógrafo francês). Gostaria que meu lado intelectual sobrepujasse o físico, mas acredito que agora isso possa acontecer. Infelizmente a nossa sociedade é puritana, cheia de falso pudor. Se a mulher é bonita, não pode ser inteligente; se é erótica, deve ser vazia, oportunista etc. Eu tive uma adolescência religiosa e casei aos 18 anos. Aos 20 anos me separei, contra a vontade dos pais. Já era mãe e conheci o meu segundo marido, 40 anos mais velho que eu, o célebre artista plástico e homem de sociedade Edgar Duvivier, um gênio na arte e um mestre no amor. Fui mulher, aluna e modelos de suas obras. O Bumbum ficou eternizado em mármore e bronze. Com certeza o bumbum foi minha marca registrada. Não porque era perfeito ou por exibição, mas ao me separar, posei para fotos e uma delas, foi usada em horário nobre na TV, antes do Jornal Nacional, durante dois anos, numa propaganda do Banerj. Com esse processo, único no mundo por uso indevido de imagem, no caso o bumbum. Abri um precedente na lei e passei para os anais da jurisprudência brasileira. Ganhei o processo através de um acordo, com a ré, a empresa Globotec. A TV Globo veiculou o comercial, mas movi o processo contra a empresa que prestava serviços para ela. Depois veio a nudez do Carnaval, em 1988, levei para a Avenida o corpo nu pintado, como uma tela, em vermelho e preto, era a rainha do C.R. Flamengo, no enredo "Aquarela do Brasil", na ES.S União da Ilha do Governador. Em 1989, EXIBI A NUDEZ TOTAL, COMO AFRODITE, NA "FESTA PROFANA", na mesma ES.S União da Ilha do Governador. Com isso gerei a proibição do nu no carnaval, fui a geratriz da Genitália Desnuda, proibida desde 1990.
Aterrissagens polêmicas na Marquês de Sapucaí
- Você é uma mulher que sempre fez questão de enfatizar que nunca foi reprimida sexualmente. Acha que as pessoas recriminam uma mulher madura que declara ser liberal e que verbaliza os prazeres da carne?
EL: Ao esculpir, escrever, atuar, usufruo de inefável prazer, o orgasmo transcendental, que possui a mesma carga erótica que o orgasmo sexual. Mesclo períodos de abstinência e de exuberância sexual. Fui muito reprimida pela educação religiosa da família, mas sempre deixei fluir o erotismo, que é como linfa, sai pelos poros. Sou epicurista, tudo pelo prazer. Meu erotismo como um ato prometeico, roubando o fogo divino da imaginação para beneficiar a humanidade, enfrentará a punição, o suplício inexorável. A maioria das pessoas, principalmente as mulheres tem dificuldade em liberar e exibir a sua sensualidade e sexualidade. Algumas alegam fotografarem nuas só pelo dinheiro. Eu me denomino "A mística do nu" (nome do meu vídeo que deu origem ao vídeo Playboy Paixão...). Adoro estar nua, faço as fotos prazerosa e orgasticamente. A vida toda servimos a dois senhores: Senhor do Prazer e Senhor do Sofrimento. Prefiro ser arauto da alegria e do prazer. Como qualquer mortal, tenho meus momentos de sofrimento, mas vivencio sozinha, anonima e silenciosamente. É evidente que já perdi parte de meu patrimônio financeiro, por ingenuidade, como em campanha política em 1992, distribuindo camisinhas e lutando pela inclusão da educação sexual nas escolas. Perdi apartamentos, ao separar de maridos, ou amores com quem não sentia mais desejo.
Cercada de luxos
Provocante ensaio assinado pelo partner-fotógrafo Fernando Cussate

- Recentemente você protagonizou um ensaio apimentado em Ipanema. Por trás do intuito de divulgação, foi uma oportunidade de inflar o ego, mostrar como está bem fisicamente e receber elogios?
EL: Eu estava totalmente envolvida com o meu livro, nunca gostei de malhar, a não ser aulas de alongamento e agora aulas de core trainning (com bola) na academia Ipanema 24 horas, onde encontro amigas famosas e amigos de imprensa etc. Só fiz uma cirurgia plástica, há 15 anos, próteses nos seios, que eu já deveria ter trocado. Digo que está em queda livre. Eu estava na praia, relendo o livro e me dourando ao sol com um amigo, o magnífico fotógrafo Wagner Carvalho. O mar estava agitado e impróprio para o banho. A praia estava vazia e resolvemos brincar de fotografar, já que eu não havia me preparado, nem com produção. Eu estava assustada à beira d'água, as ondas me arrastavam e o helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou o local, pensando tratar-se de um afogamento. Cheguei a me afogar, mas como estava no raso, nada sofri. Passado o tumulto, ele fez algumas fotos mais sensuais na areia. Solicitei a ele que não mostrasse as fotos para ninguém, pois deviam estar engraçadas. Eu acreditava não estar "bem na foto". Uma semana depois, ele me ligou e pediu para acessar o site Ego. Confio no trabalho dele, pois já clicou as mais famosas e poderosas musas, atrizes de todas as idades. Ele faz a foto sem precisar perder muito tempo corrigindo. Para alguém como eu que fotografou sem retoques, mesmo porque não existia certas facilidades como hoje, ainda não estou dando muito trabalho ao fotógrafo. Tenho uma empatia com a câmera, sei me posicionar e como disse, acho um prazer, uma delícia estar nua ou seminua, principalmente com pessoas olhando. Sou exibicionista. Lógico que muita gente se aproximou quando começamos a fotografar. Costumo dizer que tenho tudo original de fábrica, exceto as próteses de seios, mas não tenho implante de cabelos, unhas postiças etc, como a maioria delas. Na verdade, fiz sempre sexo com qualidade, mais que quantidade. Passei a maior parte da minha vida casada e aos 35 anos saí do anonimato, por mero acaso. A foto usada na TV, a do bumbum clicado na praia, sem a minha autorização, usando um biquíni da Yez Brasil, posando para as lentes do fotógrafo Gervázio Batista para a revista Manchete deu origem a tudo. Na época, nem havia essa febre de academias, quem tinha o corpo perfeito era natural, original, esculpido pelo Criador.
Entregue ao mar, naturalmente
- Em entrevista, você disse ter o desejo de posar nua aos 60 anos. Quais são as suas idéias para esse ensaio, se pudesse escolher cada detalhe?
EL: Um dos meus sonhos é fotografar nua. Nos Estados Unidos, algumas playmates fotografaram aos 50 e 60 anos. No Brasil não é comum isso acontecer. Quero quebrar esse tabu também. Já estou fazendo alguns ensaios, pretendo reviver alguns mitos da história: rainhas, mulheres ousadas e libertárias, revolucionárias, transgressoras como Cleópatra, Salomé, Messalina, Joana D'Arc, Luz Del Fuego etc. Sonho com um ensaio erótico a bordo de uma nave, pois a lei da gravidade é diferente. Como seria a acoplagem? Já fiz sexo de quase todas as maneiras, esse seria inédito. Sou extremamente performática, tenho alongamento de ginasta olímpica, sou um caso sério em variar posições, não seria difícil.
O mítico bumbum por Ernani D'Almeida
Foto carinhosamente intitulada por ela de "pão-de-mel"
- Se orgulha em estar do time da PLAYBOY, onde as mais importantes e interessantes mulheres do país apareceram nuas?
EL: É magnífico fazer parte do time da Playboy. É o sonho de toda a mulher. Já tive convite de outras revistas, mas nunca fechei, sempre tive a expectativa de voltar a fotografar para a poderosa revista Playboy, eu que fui a única brasileira a participar de um vídeo da Playboy americana com segmento nacional com imagens das playmates e da Deusa mítica, a maior de todos os tempos: Marilyn Monroe. Acredito que se fizesse um novo ensaio, venderia muito, pois o site Ego, como dizem, bombou. Acho que fui mais requisitada do que quando tinha 20 anos. Propostas de namoro, fãs aficionados, pedidos de fotos, propostas indecentes etc. Acho maravilhoso num país como o Brasil isso acontecer.
Ensaio para a PLAYBOY em 1986
- Tem guardadas suas edições e vídeo feitos para a revista?
EL: Tenho a revista Playboy, edições dos mais belos bumbuns da Playboy e das 200 mulheres da Playboy e o vídeo, único lançado no Brasil, "Playboy Paixão Nacional: Enoli Lara, um bumbum de 40 mil dólares”. Fiz, também, a revista italiana Max.
Vídeo Paixão Nacional lançado em 1989
- Quem vê suas fotos, percebe uma entrega, um sentimento, um propósito. Acha isso fundamental numa foto de nu?
EL: "A nudez era a única maneira de mostrar como a sua alma estava livre naquele momento" (Paulo Coelho em Brida). "O libertino está mais próximo dos santos que o homem sem desejo" (Bataille - O Erotismo). É um exercício de Amor para consigo mesmo e para os outros. Embora fetichista, gosto de acessórios que exibam uma nudez velada. Até ao fazer as minhas orações, fico ajoelhada nua, durmo nua e ando nua pela casa, mas sempre de saltos altos. Ao fazer amor uso espartilhos, meias de seda, scarpins. Às vezes vestidos esvoaçantes, sem calcinha. Tenho uma mania, desde adolescente: levo sempre na bolsa duas calcinhas sobressalentes, além da que eu estiver usando. Assim como cremes, perfumes etc. Sou o outdoor da nudez implícita e explícita. Estreei na Avenida a nudez frontal e total do Carnaval. Tudo o que fiz na minha vida, eu mesma criei, idealizei, de modo catártico, em insites, não premeditado, mas instintivamente. Às vezes pareço reviver vidas passadas, como escrevi na minha biografia erótica. Algumas pessoas dizem se liberar após beber um pouquinho, ou usar algo, mas eu adoro estar lúcida para usufruir do prazer da exibição. Sou 99% exibicionista e só sou voyeur de mim mesma. Tento manter a harmonia da tríade: corpo, mente e espírito. Não sou adepta de nada que alterem o comportamento. Sou radicalmente contra as drogas e desvios sexuais, como sadomasoquismo etc.
Clicada por Ricardo Cânfora em 1992
- Embora tenha declarado que não deseja mais alimentar seu lado sensual publicamente pelo filho, seu livro, que em breve será lançado, é cheio de passagens-bomba de cunho sexual e apareceu seminua na TV. Isso não é contraditório?
EL: O meu livro é nitroglicerina pura! Contudo não expõe ninguém. Os leitores irão se surpreender: não contem pornografia, é literatura erótica. Vou fazer jus ao apelido da maravilhosa jornalista Hildegard Angel: "Enoli Lara, um bumbum pensante". Não tenho assessoria, padrinho ou patrocínio, por isso no programa Superpop, me adequei ao programa e recebi algumas críticas negativas. Não me arrependo, pelo contrário, foi altamente positivo e produtivo. Tenho sido assediada por homens e mulheres, fãs e admiradores. Prefiro a mídia da ousadia, da transgressão positiva do que se a exposição por doenças terminais, envolvimento com drogas ou paixões fatais. Respeito todas as pessoas que passam por esses sofrimentos, mas graças a Deus tenho privilégio de nesse momento ser a voz da luxúria e do prazer. Infelizmente a humanidade é mórbida, se mobiliza mais com a desgraça alheia e como não tem a afinidade com seu lado erótico, ou não ousam revelar suas fantasias, se sentem incomodadas com quem sabe lidar com a verdade da sua sexualidade saudável.
Capa do livro que faz tributo ao prazer
- Estou correto ao afirmar que você foi uma das precursoras nesse estilo de carreira artística voltada para o marketing no Brasil?
EL: Nunca fiz marketing nem nunca soube fazê-lo. Ao contrário profissionais da área, já me disseram que eu sou boa de marketing, mas não sei tirar proveito, ou melhor, não sei auferir lucros. Embora lúcida, não premedito obter vantagem financeira, busco a própria satisfação pessoal. Procuro não agredir nem chocar, só levar a mensagem positivista para o próximo. Sou a precursora da nudez do carnaval, a pioneira do uso indevido de imagem do bumbum, fui mito após os 30 anos, fui única mulher a fazer campanha política pregando o sexo seguro e distribuir camisinhas (1992). Estreei o primeiro programa erótico nas tardes da TV, "A mística do nu" (1990). Lancei a primeira coluna erótica, apadrinhada pelo cartunista e jornalista Jaguar, no jornal "A Notícia" - "Transando com Enoli" (1990-1992), sobre sexo seguro e jogo erótico como forma de saúde e prazer. Gravei uma musica orgânica (1997), um rap, um orgasmo com instrumentos de percussão que foi proibido no programa da Hebe, pois ela estava sob censura, por causa dos Anões do orçamento. Habituada ao viver bem, ao luxo, hoje tenho enfrentado adversidades, mas não negocio a minha liberdade, o meu sonho a minha verdade. Até no meio artístico tenho dificuldades, sou discriminada em certas ocasiões, enquanto amigas minhas algumas casadas e que se passam por santas dizem que deitam na cama e eu é que levo a fama... O fantástico é que reencontrei amores de 20 e 15 anos atrás e desejaram um revival e, se dependesse deles, adorariam ficar comigo, e olha que são mais jovens que eu: um tem 45 e outro, 32. Tenho fãs de 20 anos e sou assediada por homens entre 30 e 40 anos. Tenho um grave defeito: sou teúda e manteúda, não saberia dividir a conta, me corta o tesão. Adoro ser presenteada, com livros e jóias. Já recebi jóias dentro de livros. Um luxo!
“Sempre encarei o corpo como a imagem do espírito. Deus nos fez à sua imagem e semelhança, nascemos nus.”
“O erotismo está presente em algumas imagens sacras, em que não se vê as mãos, mas a fisionomia de prazer é equivalente a um momento de orgasmo.”

- Daqui pra frente, o que almeja a Enoli Lara, profissionalmente e pessoalmente?
EL: Lançar a minha autobiografia erótica "Trilogia do Prazer - carnaval, futebol e sexo”. Lançar um CD "A voz da bola" com crônicas eróticas sobre futebol. Estou escrevendo o romance "Amantes de Alma". Fiz um curtametragem "A Interrupção" com atriz Antonia Fontenelle. Estou participando de outro curtametragem "Operação Mamãe", dirigido por Marise Farias, filha do diretor Roberto Farias, escrita por Marina Freitas, e no elenco Catarina Abdalla e Marilu Bueno. É uma comédia. Vou montar o musical "Enoli no país onde tudo abunda", texto do Nani, redator de Zorra Total e Sai de Baixo. Já recebi proposta para um longametragem sobre a minha vida como pin-up brasileira e algumas propostas para filmes pornôs. O que mais adoro fazer é locução, pois o que tenho de mais erótico é a minha voz, que é imperiosa e gozosa. Ela, sim, sobreviverá à lei da gravidade. Tenho um filho, Jefferson, 38 anos, teólogo e professor de Criacionismo, casado, que além das alegrias que me dá, poderá me tornar uma vovó gostosa, mas por hora, sem previsão de acontecer. Desejo trabalhar como atriz na TV e nem me importo de fazer bruxas, personagens sem glamour e sensualidade. Fazer cinema erótico ou não. Um programa de TV erótico com esclarecimentos, turismo, dicas de arte, tudo voltado para o erotismo. Já fiz um piloto, estou à espera de patrocínio. Estou com a "figura na medina". A espera de um cúmplice para viajar, ouvir boa música, dançar e fazer amor e sexo, todos os dias que Deus me conceder, ainda para viver sob o sol na face da Terra.
"Sou Afrodite, nascida da espuma do mar, do sêmem de Urano."

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (116) sexo (101) magia (100) conceito (92) astrologia (91) mulher (77) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) de olho no movimento dos astros (35) tarô (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) pesquisas (30) sexualidade (28) astros e a politica (24) pesquisa (24) estudos (23) prazer (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) orgasmo (22) climazzen (21) magia sexual (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) mulheres (17) Ranascimento (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) estudo (14) rituais (14) saúde (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) desejo (10) lua (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) magos (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) homens (7) livro (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) astrologia sexual (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) homem (5) mago (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) ancestrais (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) descoberta (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) dieta (3) drogas (3) ensaio (3) feitiço (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) pedras (3) peitinhos (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) atração (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) deuses (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) egito (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) feminino (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) pode (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)