domingo, 18 de março de 2012

Exu na Quimbanda


QUIMBANDA
Um grande problema para a desmistificação da Umbanda é a colocação correta da Quimbanda e de seus espíritos, os exus e as pombas-gira. Tem gente que diz que o exu é o Diabo. Essa estúpida assertiva, muitas vezes até cometida por umbandistas, tem custado muito para essa religião. Em todos os momentos que falamos da Umbanda não dispensamos a ladainha que a Umbanda é nova, não tem – e espero que nunca tenha, nenhuma codificação e nenhuma regra existente para diferenciar o certo do errado. Errado na Umbanda só o que fere a moral, o bom senso, a ética ou a cultura. Por isso divulgamos o entendimento da Umbanda-Astrológica.
O exu não é o agente do mal. Ele é a entidade polêmica, misteriosa e distorcida da umbanda. O que se sabe na verdade é que o Diabo muitas vezes se passa por Exu para confundir e manipular as pessoas. A imagem de exu, na crença popular, é uma figura demoníaca, moldada em gesso de cor vermelha, algumas ainda possuindo chifres e pés de animal. Absurdamente, é assim que ele é cultuado. Mas a força da nossa intenção transforma essas imagens em elementos de ligação com esse mundo maravilhoso – dos exus. Será que por trás dessas figuras mal feitas e de péssimo gosto artístico não existe um engodo espiritual para esconder suas verdadeiras identidades? Vamos analisar e tentar descobrir pelo raciocínio inteligente quem eles são.
A umbanda é brasileira, baseada em fatos e personagens na época do descobrimento, tendo nos caboclos, nossos ameríndios, a figura mandante, seguido do preto-velho, simbolismo da raça africana escravizada pelos europeus e as crianças que são os espíritos de qualquer nacionalidade que tenham desencarnado na idade da inocência. Fecha-se o triângulo da Umbanda: caboclos, pretos e crianças. Sabendo serem essas as entidades que compõem a umbanda, não resta para á Quimbanda, outro tipo de espírito senão os originários da Europa, no caso os nobres, príncipes, lordes, almirantes, eclesiásticos, figuras letradas e culturalmente avançados. Isso aconteceu através da evolução dessas almas pela reencarnação. Se os europeus invadiram nosso país, mataram nossos índios, escravizaram os africanos e cometeram toda espécie de mal, dentro de seus resgates cármicos podem, espontaneamente, terem aceitado a situação de serviçais àqueles que, em vidas anteriores, foram seus carrascos. A lógica desse argumento baseia-se no fato que seria estranho e de difícil aceitação um príncipe apresentar-se em um terreiro de umbanda, carregando um tridente, afirmar estar morando no cemitério, aceitar farofa, azeite de dendê, charuto e cachaça como oferenda, e ainda receber ordens de um índio ou de um escravo. O melhor é se esconder atrás de um comportamento atípico às suas nobres origens.
Os exus têm histórias muito bonitas, interessantes e que vale a pena conhece-las.
Falar de exu não é uma fácil tarefa, porém, inquirir, pesquisar, procurar sua origem e sua finalidade é o direito de quem quer aprender. Há uma nuvem cobrindo a distância do seu princípio até nossos dias. Nesta caminhada lenta da humanidade ganhastes muitas formas e fostes batizados com inúmeros nomes: no Jardim do Éden, eras uma serpente que introduziu o primeiro pecado no seio da humanidade; eras o agente mas não o mal, pois o livre arbítrio nos dá o direito de optar. De Adão e Eva proliferou a humanidade e, com ela, os seus deuses, seu medo e sua curiosidade.
Para os fenícios, exu foi Molock, espírito tenebroso, cujo interior era uma fornalha ardente onde os seus seguidores depositavam suas oferendas; para a Pérsia de Zoroastro, atendias pelo nome de Arimânio, espírito angustiado e vingador!...Para o egípcio, ele era Duet, um guardião que castigava e punia para, depois de punido, ser entregue para o Deus da Luz e Serenidade; ele era a ligação entre o homem e a mente, a morada de Osíris que é o Deus do amor e da criação. No Egito, ele também era Tifon ou Aprites; a China milenar lhe deu o nome de Digin; Ravana para o hindu; os escandinavos o chamavam Azalock. Em cada povo uma personalidade e uma vibração diferente. Para o nosso índio brasileiro, ele atendia por vários nomes e várias atuações: Cairé é um fantasma que aparece na lua cheia para punir os maus; Catiti é outro, só visível na lua nova e atrapalha a pesca. Jurupari é o mau espírito que traz pesadelo; Curuganga oficia como assombração. Até então, ele com múltiplas funções e personalidades, não era mais que uma energia, uma força. Ele até já foi visto e sincretizado como guerreiro, como um homem. Para o mau artista, uma grotesca obra. O hebreu o deu novas formas e, na pia batismal, recebestes os nomes: diabo, demônio, Lúcifer.
Pelo pincel do pintor ou o formão do escultor, na metamorfose dos interesses de uma religião que amedronta e não esclarece, o fizeram um monstro... Como monstro, ele defendia com maior eficácia os interesses econômicos de seu criador.
O diabo é um rival de Deus, um anjo rebelde, Satanás e falsário que tentou Eva e perdeu Adão. Tentou Caim e promoveu o assassinato de Abel; tentou Jesus, no monte e levou Judas à traição, Jesus não cedeu à sua tentação, prova eloqüente do direito de optar; respeito sagrado ao livre arbítrio do homem.
Sabemos que o índio e o negro não conheciam um rival de Deus. Não há um concorrente das Leis Divinas!... Um diabo, um Satanás... Há sim, uma corte de seres inferiores que, por isso mesmo, estão a serviço de seres superiores, aos quais obedecem e servem sem contestar.
Na magia do negro, Exu é um Deva um Orixá... É um mensageiro, o guarda, o policial, o moço de recado que vive na rua, orientando, servindo de intermediário entre o Orixá e o homem. Mas que a Quimbanda não pode também afirmar que Exu seja um espírito de luz ou um ser iluminado. A magia de Exu é em sua essência muito perigosa e sua manipulação sem controle ou preparo pode ser muito destrutiva. Exu é iluminado quando evoluído através de varias encarnações e depois de coroado e remido pela Hierarquia Superior. Alem do mais temos que ficar atentos por que muitos seres das sombras se fazem passar por seres de luz. Por isso já ouvimos uma frase famosa que diz: “lobos em pele de cordeiros”. Entendemos que o diabo nos ludibriou!... E por muitas vezes ao longo da historia. O negro não sabia que era o diabo, sabê-lo-ia o bugre dispondo de uma mitologia inferior?... Não tinham uma noção semelhante. O bugre conhecia o Caissoré, Curupira, Curuganga, Anhangá, entidades que se tornam pesadelos, que dão maus sonhos e que estorvam a pesca e a caça, contudo, o homem pode amansá-los, dando-lhes pequenas oferendas. Quem ameaçaria o diabo?... Este pretenso rei será tão porco, tão mesquinho que se venda por alguns bicos de vela? Será isso um rival de Deus?... Um diabo, um Satanás?... O negro não servia a interesses financeiros; perante Deus não existe rival. ELE é a Criação, o Princípio e o Fim! Mas no fundo sabemos que o “inimigo” tão citado pelos primeiros Cristãos realmente existem e exu como um ser pagão em sua essência ainda não evoluída pode ser usado pelos senhores das trevas pertencentes às hostes do Dragão Cruel.
Para cada elemento ELE (Deus) criou uma força dominante, um encarregado, um guardião, um Orixá que rege o plano Cósmico, mas, criou também, o intermediário, o EXU, o Deva, o Orixá Menor, que atua em harmonia com seu gerente, ou seja, o Orixá. Lá no alto está a Energia Cósmica, Oxalá, Iemanjá, Ogum, Oxóssi e outros; no plano intermediário, Exu-Tameta, da Rua, Exu-Odé, da encruzilhada, Exu-Adé, do chão, Exu-Ibanan, dos montes, Exu-Itatá, das pedras, Exu-Ibê, do terreiro, Exu-Gelu, das estradas longas, Exu-Baru, do escuro, Exu-Bara, este, puramente africano. Porem nem por isso podemos afirmar que sejam seres dóceis, iluminados e nem tampouco devemos invocá-los ou evoca-los quando quisermos. Tudo dependerá das necessidades evolutivas e carmicas. Alem disso temos que estar bem conscientes dos verdadeiros agentes já iluminados e que trabalham a favor do Astral Superior. Sem discórdia, rebeldia ou falsidade.
Exu pode ser comparado com o demônio hebreu, o Plutão do grego, o Tifon do egípcio, o Arimam do babilônio, o Digin do chinês, o Ravana do hindu, o Bará do negro, o Caissoré do bugre dependendo da Corrente a que ele pertença, ou seja, se for usado para fazer o mal e se realmente ele aceitar essa empreitada... Este demônio bestificado não faz parte deste Panteon! Só pode ser fruto do interesse econômico de escritores mal informados, sem decência ou respeito pelo belo. Aqui dou meus aplausos àqueles escritores que tiveram a honradez de procurar um novo sincretismo, tentando introduzir uma imagem condizente com o altruístico trabalho desses incansáveis irmãos EXÚS. No entanto volto a afirmar a magia de Exu é muito perigosa. Alem do mais, essa historia que Exu não é nem bom nem mal e simplesmente é neutro não passa de bobagem. Pois tudo no universo tem um caminho e uma fonte. Também afirmo que se enganam todos aqueles que acham que Exu é manipulável, ignorante ou sem conhecimento moldado. O que nós encontramos são espíritos ainda não evoluídos que se presta a fazer o mal, ainda.
Bestificar Exu é burrice, mas santificá-lo também. Tudo tem seu propósito e aplicação necessária dependendo da Era e do projeto cósmico do momento. Em termos de Alta Magia é falta de inteligência fixar a natureza das coisas. Todo é mutável, e se encontra em transformação constante. Dizer que Ogum é guerreiro; Oxossi é caçador; Xangô é senhor da Justiça, etc. Alem de limitador é muito sectário. Pois afirmar que Ogum é somente um guerreiro é como afirmar que todo filho desse orixá são briguentos. Mas nós sabemos que existem muitos filhos desse orixá que são calmos, amorosos e detestam violência.
Assim da mesma forma Exu se apresenta de muitas formas. No entanto a descrição arquetípica de cada orixá é fundamental para que possamos nos aprofundar nas definições de todas as entidades. Por isso em sua grande maioria, as pessoas que tem a cabeça dominada por exu são voltadas para uma vida viciosa e comportamentos libidinosos. Mas já conheci alguns que tem comportamento caridoso e muita simpatia. Ou seja, nem tudo é o que parece ser! Ou melhor, nem tudo que reluz é ouro! Assim discordo profundamente com os que dizem que simplesmente Exu é um demônio e com os que afirmam que ele é uma entidade neutra. E mais ainda com os que dizem que Exu é uma entidade boa. O que posso afirmar com segurança é que ele é uma entidade necessária para nossa evolução e quando evoluídas tornam-se paralelamente importantes com os orixás.
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador. Criador da Umbanda Astrológica.

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (116) sexo (101) magia (100) conceito (92) astrologia (91) mulher (77) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) de olho no movimento dos astros (35) tarô (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) pesquisas (30) sexualidade (28) astros e a politica (24) pesquisa (24) estudos (23) prazer (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) orgasmo (22) climazzen (21) magia sexual (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) mulheres (17) Ranascimento (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) estudo (14) rituais (14) saúde (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) desejo (10) lua (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) magos (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) homens (7) livro (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) astrologia sexual (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) homem (5) mago (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) ancestrais (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) descoberta (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) dieta (3) drogas (3) ensaio (3) feitiço (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) pedras (3) peitinhos (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) atração (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) deuses (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) egito (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) feminino (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) pode (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)