terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Sabedoria trazida pelo Tarô


Toda Arte ou Ciência, Religião ou Crença que nos leve ao crescimento interior e `a evolução deve ser respeitada, simplesmente pelo fato de fazer o bem sem olhar prá quem ou mesmo por mostrar uma porta a quem procura... É justamente por isso que essas palavras não estão aqui para impressionar e mostrar que o Tarô é o melhor método entre tantos outros. Não quero aqui menosprezar nenhum Caminho, muito menos falar do meu como a grande solução. Quero lembrar-lhe que no meio de muitos conhecimentos e inúmeras ofertas a fé é a maior arma que um Homem carrega consigo. Ele mesmo pode fazer tudo isso por si próprio...o método que escolherá para fazê-lo é uma questão totalmente pessoal, intransferível. Por isso quero sempre acreditar que todos os veículos e profissionais que se predispõem a trabalhar na " totalidade" das pessoas respeitem e esperem a mesma postura uns dos outros.

É a partir daí que podemos analisar as orientações que absorvemos de forma ampla , olhando para o Tarô e vendo-o também como um Caminho, uma Filosofia de Vida e não apenas como cartas que nos responderão o futuro, deixando nossas Vidas `a mercê do destino ! Procuremos, nesses casos, trabalhar o preconceito e a idéia antiga de jogos de azar e olhar além , ver o que uma Arte- seja ela qual for - poderá nos oferecer... O Tarô é estudo, é busca, é conhecimento, não está fora de nosso alcance e não foi feito apenas para os "que nasceram com o dom" ou os" escolhidos". É antiga tradição, trabalhada pelo Homem e lapidada através dos séculos para orientar quem busque esse tipo de direcionamento. É um Livro Sagrado e mágico que oferece através de suas ilustrações uma forma sutil e bela de se desvendar os próprios mistérios.

Por isso, como qualquer outra forma de fé ele se faz importante e respeitado. Afinal, o ideal é começar por nós mesmos, para assim existir a possibilidade de conhecer e transformar o que está `a nossa volta... se é que depois de estarmos a sós conosco sentiremos ainda a vontade de mudar os outros, ao invés de aprendermos a amá-los como são! "O auto-conhecimento é a chave para o desfrute interno e externo da paz, harmonia e equilíbrio, para uma vida saudável, fluindo do coração aberto que busca a Evolução".

O Tarô é um baralho com 78 cartas `as quais chamamos de Arcanos , que se subdividem em 2 grupos : Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Nos Arcanos Maiores temos 22 cartas e nos Arcanos Menores, naturalmente , 56 cartas . Existem hoje uma infinidade de Tarôs, o que significa que muitos estudiosos, magistas e desenhistas criaram variedades de figuras, cores e formas baseadas em um único tipo de Tarô O Tarô Clássico) fato esse que nos possibilita uma opção maior na hora de escolher o Tarô que queremos jogar.

Apesar de ser chamado de Oráculo, o Tarô é um jogo. Não se trata de uma conexão direta com Deus ou um instrumento dos Deuses manipulado por seres humanos , e sim de um baralho que possui os quatro naipes (ouros, copas, espadas e paus) e mais 22 lâminas, citadas anteriormente. Foi criado pelo homem (e para o homem). Sua função é, entre tantas coisas, transmitir informações e conhecimentos através de suas imagens. Qual a diferença entre um baralho comum e o Tarô? A princípio podemos dizer que o baralho comum possui todos os naipes e a corte ( rei, rainha e valete); o Tarô possui os naipes, a corte- com acréscimo de mais uma carta, a princesa ou pagem- acrescentadas aos Arcanos Maiores. Ou seja, temos 26 cartas a mais nos Arcanos Menores, contando-se que temos nelas desenhos, imagens, figuras e formas variadas( na maioria dos Tarôs), com diversas cores e informações para auxiliar a interpretação dos símbolos, a intuição e a imaginação criativa. É uma verdadeira "chave" para a visualização.Cada carta tem uma filosofia, uma mensagem e a combinação delas a cada jogo é rica e diferente.

As formas e tipos de jogos também são numerosos , podemos ter uma leitura a partir de uma carta até figuras geométricas interpretadas por inteiro.O fato de termos muitas cartas num jogo, ou seja, abrirmos uma série de cartas para serem interpretadas de uma só vez não significa que tenhamos um jogo melhor ou mais completo que os outros. Existem tarólogos que com apenas uma carta passam informações suficientes para muito tempo de reflexão! Sendo assim o importante é aprender com dedicação e fazer o melhor possível em seu jogo a fim de esclarecer dúvidas ou abrir caminhos para quem os busca ( mesmo que esse alguém seja você mesmo!!!). Dessa forma, temos em cada lâmina um novo aprendizado, vindo através das formas, dos números, do nome, da posição...e de muitas outras fontes de informação.Com responsabilidade, seriedade, respeito ao livre-arbítrio (nosso ou do consulente) e ética podemos ter no Tarô a chave de muitas " portas" , a saída para diversos caminhos e a busca pelo auto-conhecimento. Tendo em mãos os elementos necessários para um bom jogo ou leitura das cartas certamente encontraremos o que buscamos para nós ou nosso semelhante.

O Tarô não é composto apenas de Arcanos Maiores, tampouco são lâminas numeradas com naipes desenhados. É um baralho,sim,com 78 cartas que reúnem os Arcanos Maiores E Arcanos Menores.Um completa o outro, assim como masculino e feminino, claro e escuro, noite e dia, sim e não, etc... Você deve estar pensando que essas polaridades são opostas. Mas o que seria de uma se não fosse a outra? Como imaginar todos nós vivendo apenas em nosso Universo interior, sem precisar trabalhar, pegar trânsito, cuidar da família ou qualquer outra atividade cotidiana? Apenas preocupados conosco sem precisar de mais nada, nem alimento, roupas, e qualquer outra necessidade ligada `a sobrevivência? Pois então, difícil ter um trabalho completo com apenas uma parte do Tarô!

Justamente por isso encontramos nessa Arte duas partes: `aquela ligada ao interior e `aquela ligada ao exterior, respectivamente, Arcanos Maiores e Arcanos Menores! Um tema relacionado a um momento específico, comportamental e característico de uma pessoa pode muito bem ser visto através de um Arcano Maior; assim como uma pergunta que requeira resposta objetiva, um sim ou não (objetivamente) a respeito de um fato cotidiano, será melhor desvendada num Arcano Menor. Mas e se saírem as cartas misturadas: Maior, Menor ou vice-versa? Sem problemas, porque uma completa a outra - afinal em uma resposta objetiva podemos trabalhar também o comportamental e numa resposta voltada `as características dessa pessoa podemos também citar os fatos! Complicado é ter tudo isso em apenas uma só parte...

Sempre acompanhado de polêmicas, o Tarô, desde sua existência requer muita atenção, respeito e não só porque comporta em si respostas - mas pelo conteúdo tamanho de conhecimento que armazena por trás de suas cartas- seus símbolos, desenhos, nomes e formas trazem partes ssenciais, nossas, `a tona.

Não espero aqui tirar todas as dúvidas mas esclarecer parte dessa Arte Milenar que é o Tarô e suas inúmeras funções. Quem sabe, conseguir mostrar que ele pode ser um veículo de descobertas, principalmente auto-descobertas, possível de ser usada por qualquer pessoa que busque verdadeiramente o aprofundamento.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (118) sexo (112) magia (100) conceito (92) astrologia (91) mulher (80) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) tarô (36) de olho no movimento dos astros (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) pesquisas (30) sexualidade (30) astros e a politica (24) pesquisa (24) prazer (24) estudos (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) orgasmo (22) climazzen (21) magia sexual (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) estudo (17) mulheres (17) Ranascimento (16) saúde (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) rituais (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) desejo (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) lua (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) magos (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) homens (7) livro (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) astrologia sexual (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) ancestrais (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) homem (5) mago (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) descoberta (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) pedras (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) atração (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) deuses (3) dieta (3) drogas (3) ensaio (3) feitiço (3) feminino (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) peitinhos (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) egito (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) pode (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)