sábado, 5 de novembro de 2011

Sodoma e Gomorra: A teoria da liquefação

Acontecimentos bíblicos são jogados fora no começo do Mar Morto com as cidades da planície, mencionado em Gênesis 10:09. Este é Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim ou Adama. Zoar Zoar ou é a quinta cidade da planície que forma o Pentápolis bíblica. A Bíblia diz que essas cidades eram inicialmente um paraíso real (Dominicana Paradisus sicut Gen.13, 10) e os antigos historiadores e geólogos erroneamente pensava assim até o século XX (ver as explorações do século XIX ao M. Jomard e Dr. Anderson). Geologia já provou que eles estavam sempre áreas rochosas, áridas e inférteis, o que jamais poderia surgir um sistema econômico baseado na agricultura. Arqueologia e destacar os historiadores antigos por milhares de anos as planícies secas do Mar Morto. Por exemplo, na sua lib Geografia Strabo. XVI, cap. II explicada nos seguintes termos: "Esta região é queimada pelo fogo. É testemunhar, entre outros objetos, algumas pedras carbonizadas visto perto de Masada, as rachaduras no solo, as rochas que os peixes ooze, regatos a ferver, cujo odor é percebido de longe, os montes de ruínas dos edifícios espalhadas aqui e ali para que você possa dar fé à tradição, repetida por todos os índios, segundo a qual havia treze cidades naquela região, que ainda olhou o perímetro da metrópole Sodoma, que era de sessenta etapas do circuito. Como resultado de terremotos, erupções de chamas e betuminoso e águas sulfurosas, deve ter sobrecarregado as rochas lago inflamáronse, eo que faz as cidades foram enterrados e abandonados alguns outros pelos habitantes que conseguiram fugir. "
Tácito em sua lib Histórias. V, cap. VI acrescenta: "Os campos do Mar Morto imediata, uma vez férteis e populosas cidades cobertas foram queimados pelo fogo do céu, que ainda há vestígios de que a praga, para que a própria Terra, cuja superfície aparece queimada, perdeu poder de produzir, de que todos os vegetais, como aqueles que ocorrem de forma espontânea que o homem-grown, eles murcham na grama ou uma flor, e se por acaso chegarem ao seu termo normal, o fruto que produzem preto e vácuo, ao pó. "
Que a vegetação selvagem com fruta preta e sem efeito a que se refere Tácito é "A Apple of Sodom" um arbusto espinhoso que cresce até dois metros e dá frutos que, à primeira vista parecem comestíveis, mas quando abrem uma espécie de cinzas removidas . É chamado Solanum Sodomeum, Sacco ou Leimun-Luth.
Outros personagens do antigo como Plínio e Solino Julius, são pronunciadas da mesma maneira.
No nono capítulo do Gênesis, Yavhé destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra como segue:
(Bíblia de Jerusalém V.de)
Gén.19, 15 Ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: "Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão aqui, não vá ser varrido por a culpa da cidade."
(Gênesis 19:17) "À medida que os tirou, um deles disse:" Fuga para a tua vida! Não olhe para trás ou você está em todas as direções. Fugir para as montanhas, não vá ser varrido. "
(Gén.19, 24) Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do Senhor.
(Gênesis 19:25) E arrasaram as cidades, e todo com todos os habitantes das cidades ea vegetação do solo.
(Gén.19, 26) Sua esposa olhou para trás e virou pólo de sal.
(Gén.19, 28) Ele olhou para Sodoma e Gomorra, e todos os laregión da rodada, olhei, e eis que uma nuvem de fumaça subia da terra, que um incêndio.
A partir da descrição bíblica chama a atenção para a expressão "não vão ser varrida" usada duas vezes no texto. "Ser varrida" aparece aqui como uma expressão de ser levado ou movido de onde você está e como veremos a ser "varrendo" é uma das conseqüências produzidas por liquefação do solo.
As primeiras interpretações naturalistas do desastre de Sodoma e Gomorra no século XIX apontavam para uma atividade vulcânica (ver hipótese de Munk e Volney). A hipótese de um vulcão que tinha devastado as cidades de Sodoma e Gomorra foi refutada por Schubert em sua Reise em Morgenland das t.III, pag.94, dizendo: "É impossível acreditar na existência naquela região de antigos vulcões. Em vez disso, eles descobriram vestígios de um incêndio que consumiu todo o enxofre e asfalto. "
Depois de cem anos, vem uma nova teoria que tenta dar uma explicação racional para a catástrofe. A teoria de liquefação ou deslizamentos de terra preparada pelo geólogo Graham Harris.
Harris passou uma década trabalhando como geólogo no Mar Morto, coletando dados sobre o ambiente natural. Para este geólogo Sodoma e Gomorra existiram e desapareceram há 4.000 anos. Graham tem investigado e acredita que a região têm reconhecido o retrato de um desastre em um lugar real.
O Mar Morto é uma área de alta atividade sísmica, conhecida por seus terremotos. Todos os anos há terremotos pequenos, mas poderia ter ocorrido em tempos antigos um grande terremoto que afetaria a Sodoma e Gomorra. Terreno instável e um deslizamento de terra possível explicar a destruição das duas cidades.
Jonathan H. Tubb, um arqueólogo do Museu Britânico, é especialista em arqueologia bíblica. Jonathan levou trinta anos, em escavações na Terra Santa. Como assistente de direção das escavações em Tell Nebi Mend (Cades-Síria) durante o anos de 1976 a 1982, especializa-se nas aldeias do Leste da Idade do Bronze e do Ferro. Jonathan está convencido de que muitas das histórias do Antigo Testamento são inspirados por eventos reais. Para o arqueólogo "Gênesis e outros livros da Bíblia foram escritos milhares de anos após os eventos descritos. As histórias veio do nada. Em muitos casos, usadas histórias folclóricas, tradições baseado em fatos reais ".
Recentes descobertas de Ebla (Tell Mardikh) investigado por Giovanni Pettinato e Matthiae Paolo, tem prova escrita, através de uma tábua cuneiforme de um relacionamento comercial com as cidades da planície, nomeando o Pentápolis: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Bela (Gn 14:2), as quais tomadas por críticos por muitos anos como criações lendárias um escriba do período babilônico.
Se Sodoma e Gomorra foram cidades da planície do Mar Morto na história da Palestina há apenas um período onde havia cidades na região: a Idade do Bronze.
Mas esses assentamentos da Idade do Bronze foram suficientemente grande para ter sido as cidades de Sodoma e Gomorra?
Tell es-Sa'idiyeh No norte do Mar Morto, Jonathan H. Tubb unearthed um grande complexo, muito grande para uma casa. Após escavações encontraram um grande número de fragmentos de cerâmica. Dentro dos potes tinha uma camada de caroços de azeitona de dois centímetros de espessura. Também dentro do navio conchas foram encontradas em grupos de 12 e 13, usados ​​como contadores, para trazer a contabilidade de alguma coisa. Tinham encontrado os restos de uma fábrica de azeite de oliva na Idade do Bronze. Esta fábrica só poderia ter existido perto de uma cidade.
O Mar Morto é cerca de 500 metros abaixo do nível do mar e se senta em uma grande fenda. A terra foi rasgada e mergulhado nessa área. O colapso causou a formação de uma bacia, o que não é um mar mais salgado, mas o lago do mundo. O Mar Morto separa dois continentes. No lado da Jordânia, temos a placa tectônica Arábica e no lado israelense, temos a placa Africano, ambos são unidos, mas em constante movimento, de modo que, eventualmente, deslizamento, causando terremotos.
Você pode ver as seguintes imagens do Mar Morto por satélite:
JPEG - 136.4 KB
JPEG - 493.7 KB
Há evidência de terremotos nos dias de Sodoma e Gomorra em que área?
No antigo assentamento de Numeira, da costa jordaniana do lago, os arqueólogos encontraram três esqueletos foram enviados para a antropóloga forense Mike Finnegan, da Universidade de Kansas. Após o exame médico-legal de restos de esqueletos, Finnegan concluiu que a causa da morte dessas três pessoas tinham sido produzidos por britagem. Testes de radiocarbono sobre os restos de vigas, detalhando o telhado caiu sobre eles em torno do ano 2350 aC A causa foi um terremoto.
A Bíblia não menciona a palavra terremoto, descreve apenas um chuveiro de enxofre, fogo, fumaça saindo do chão como uma fogueira, uma cidade devastada com todos os seus habitantes e vegetação rasteira, varrer, cuja única salvação é a subir terrenos mais altos.
Então, se você não mencionou a palavra terremoto, Onde o fogo bíblico?
Em 1980, Jordan estava planejando construir uma estrada para o Mar Morto, e fez buracos várias centenas de metros de profundidade. Surpreendentemente gás metano veio à superfície.
Um grande terremoto teria rachado o chão a grandes profundidades, expelindo gás metano para a superfície. Qualquer lâmpada a óleo, um incêndio, ou mesmo magma terrestre tinha conectado com um saco de gás, teria causado uma saída de incêndio para a superfície de controle.
Shmuel geólogo Marco israelense, encontrado no litoral do Mar Morto Israel de terremotos antigos testes na área do lago. Algumas pedras brancas que eram uma vez submersa, agora têm diferentes camadas geológicas. A primeira cor marrom vem de detritos de rocha que caiu no inverno e uma branca que teve lugar durante o verão devido à evaporação do lago foi uma folha branca de detritos de calcário. Este padrão não se sustenta em algumas rochas, terremotos antiga porque se mudou o fundo do mar, e algumas camadas como rachaduras show termina em uma lágrima da superfície da Terra, algo que ocorre de terremotos de magnitude seis.
Pode um terremoto de magnitude seis destruir uma cidade?
Não, mas Graham diz que há algo mais. A Bíblia menciona duas vezes a expressão "varrido ou arrastado." Uma varredura ou arraste do solo, incluindo as casas só podem ser produzidos por liquefação. Um terremoto de magnitude seis na escala de um terreno instável, teria produzido um deslizamento de terra, o que afetaria uma cidade nas margens do lago.
Quando um terreno grande terremoto tremor pode produzir fenômeno geológico instável chamado de liquefação. Liquefação, é quando o solo é liquefeito, porque há um material poroso que é preenchido com água eo terremoto faz com que a água à superfície. Liquefação é algo como o que acontece quando nós pisamos na areia da praia perto do mar: a terra está afundando ea água sobe para a superfície, ocupando a área do colapso.
Um exemplo de liquefação ocorreu no Japão com o terramoto de 1964.
Camadas de cascalho do Mar Morto são adequados para a liquefação e geólogo Frostick Lynn, professor da Universidade de Hull, foi localizado nas rochas lago, que mostra sinais de liquefação.
Quando o solo se liquefaz, casas, literalmente, desaparecer. Nas margens do Mar Morto construções foram feitas dentro do lago engoliu em seco.
Se, como dissemos no início da palestra, a área do Mar Morto sempre foi estéril, como é que sobreviveu a duas cidades às margens do lago?
Betume da Judéia ou asfalto natural é nesta área desde os tempos antigos era apreciada nos tempos antigos. Era um isolamento de água, ideal para cimentar casas e parte essencial da construção do barco. Utilizada para embalsamar múmias egípcias, o Egito foi um grande importador desse material. Na época romana, o Mar Morto foi chamado de "Lagus Asfálticus" e mais tarde foi chamado asphaltite lago, mar de Sodoma, Gomorra e Zoar e beduínos chamado de Bahr-el-Luth ou Mar de Lot. Outras denominações foram Sea Salt (hebraico Yam Hammelah), Deserto Mar (hebraico ha-yam-Jaraba) e Mar da China Oriental, em oposição ao Mar Ocidental ou Mar Mediterrâneo (em hebraico Yam ha-Kadmoni). Poderia ter usado o betume da Judéia, nos dias de Sodoma e Gomorra?
Arie Niessenbaum químico orgânico, tem provas de que na época da Idade do Bronze, o asfalto do Mar Morto naturais foi exportado para o Egito. Este material foi encontrado no Egito e comparou a sua assinatura química no Mar Morto. Os resultados são impressionantes. Ambas as amostras de acordo em sua análise química, para que do mesmo lugar. Vem do Mar Morto.
Diodoro da Sicília em sua Biblioteca Histórica, Lib. XIX, Ch. XXV diz: "Os bárbaros que não conhecem outro tipo de comércio, levar asfalto para o Egito e venderam-no para o embalsamamento dos corpos, sem a mistura de este assunto com outros cheiros, seria difícil preservar de longa data a corrupção."
Estrabão em sua Geografia, Bk. XVI, cap. II, n. ° 42 adicionado como os habitantes locais se reuniram no asfalto: "Vem do fundo, por vezes indeterminado, produzindo bolhas como a água fervendo. Na superfície é curva e se parece com uma pequena colina. Ao mesmo tempo, produzem vapores, que, embora invisível aos olhos, manchada cobre, prata e qualquer outro metal brilhante polido, até mesmo ouro. Eles acreditam que os moradores desse bairro é o asfalto a aparecer na superfície quando os metais começam a diluir-se, em seguida, prepare-se para pegar, usando balsas feitas de junco. O asfalto é uma espécie de caroço, que derreteu a partir as ondas de calor e mana. Em contato com água fria, como é o lago, é transformado novamente em uma massa tão compacta, eles precisam lágrima farelos ... O povo, portanto, vir para a estrada em suas jangadas, eles cortaram e quanto eles podem ter ".
Finalmente, para análises laboratoriais da teoria da Graham Harris fez uma reconstrução mock-escala da catástrofe de Sodoma e Gomorra. No Centro de Schofield Centrifugar na Universidade de Cambridge, foi aplicada a um layout de campo de uma centrífuga que girava a uma velocidade de 150 vezes por minuto, gerando uma pressão de 50 vezes a força da gravidade. O experimento foi conduzido pelo professor Gopal Madabhushi da Universidade de Kansas.
O modelo simulado instável materiais do solo capaz de ser liquefeito, no caso de um terremoto de escala seis. Também foi adicionado modelos de habitação semelhantes aos característicos da Idade do Bronze. Uma vez exposto à pressão da centrífuga, é a simulação de um terremoto ativos do modelo e os resultados foram reveladores.
As casas tinham afundado um metro, a pressão da água tinha subido à superfície e no chão tinha liquefeito. Sem a base da caixa, as casas têm afundado mais. A lição é que esta casas sujeitas a desastres foram vendidos em 15 ou 20 minutos e teria sido deslocados de vários quilômetros no Mar Morto. Sodoma e Gomorra teria terminado no fundo do lago.
Agora os arqueólogos devem embarcar em uma pesquisa submarina no fundo do lago. Para Graham o objetivo final é fazer com que os restos orgânicos, como madeira ou restos mortais humanos, ou a construção do Mar Morto eo teste de radiocarbono-los. Desta forma, seria expandir as fronteiras do conhecimento da Bíblia.
Por: Gerardo Jofre 

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (119) sexo (117) magia (101) conceito (92) astrologia (91) mulher (82) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) tarô (36) de olho no movimento dos astros (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) sexualidade (32) pesquisas (30) prazer (26) pesquisa (25) astros e a politica (24) orgasmo (24) estudos (23) magia sexual (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) climazzen (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) estudo (18) carma (17) mulheres (17) Ranascimento (16) saúde (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) rituais (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) desejo (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) lua (10) magos (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) astrologia sexual (7) homens (7) livro (7) mago (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) homem (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) ancestrais (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) descoberta (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) pedras (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) atração (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) deuses (3) dieta (3) drogas (3) egito (3) ensaio (3) feitiço (3) feminino (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) peitinhos (3) pode (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)