sexta-feira, 30 de julho de 2010

A astrologia e o mistério do amor


Quando se diz que alguém é de certo signo, Escorpião, por exemplo, isto significa que, na data de nascimento, o Sol transitava no signo do Escorpião. Este fato, isoladamente, não serve como identificador de uma personalidade específica. É preciso também calcular as posições dos planetas e da Lua para a data, local e horário de nascimento, e com o mapa astrológico assim delineado analisar o perfil psicológico dessa pessoa.

Há quem leve em conta apenas os elementos, ou simplesmente a posição do Sol, mas, fica muito superficial. Dizer que psicologicamente, a ênfase num tal elemento, como por exemplo, a terra que tem uma acentuada necessidade de segurança material, levaria o indivíduo a buscar coisas concretas e bem definidas e que por isso usaria como principal referencial sua percepção sensorial, os cinco sentidos, fundamentais para a sobrevivência física na vida amorosa, nem sempre será mesmo assim. Na verdade vai depender tambem da posição dos planetas como um todo e não apenas se o signo solar é de Terra. Mesmo o Sol estando posicionado em Capricornio, Touro ou Virgem, a pessoa pode ter enfase num elemento oposto e não em terra. Ele pode ter preponderância em qualquer dos outros três elementos restantes.

Isso poderia se dar por um enfoque do Ascendente, regentes, dispositores, Lua e demais astros em signos de outros elementos. Por isso, não é bom se basear apenas pelo signo onde se encontra o Sol e sim vêr o peso dos elementos no mapa como um todo.

Os signos de terraTouro, Virgem e Capricórnio – tendem a formar uma natureza pragmática, realista, materialista, organizada, voltada para realizações práticas. Mas, isso pode ser diminuido ou até quebrado por inteiro, dependendo das configurações gerais do horoscopo. Um Sol fraco por exemplo dá mais enfase ao Ascendente, ao Dispositor, por casa e por signo, como tambem a Lua e aos aspectos do mapa.

Os elementos – terra, água, ar e fogo – representam certos traços de personalidade que diferenciam tendências comportamentais. Só que como estou afirmando, não basta apenas conhecer o elemento do signo solar, mas, somar o mapa como um todo. E muito além disso, numa analise para o amor, temos que focar bem a Lua, o Marte e Vênus, além dos regentes da casa 7, 5 e do signo onde o Sol se encontra.

E ainda vai muito mais além disso, há pontos, configurações e analises que podem esclarecer ou até distorcer totalmente as caracteristicas de uma pessoa, quando se trata de amor. Sabemos que esse é um tema complicado que traz, prazer, alegrias e emoções, mas, num estado de desarmonia, tudo se revela ao inverso. Isso porque somos livres pra tomar decisões, nem sempre seguimos nosso coração, muitas vezes seguimos a vaidade, os desejos, a luxura que é viva dentro de nós, ou simplesmente damos uma de rebelde, passando por cima de nossos dons, sem querer aceitar nossa missão de vida.

Tambem temos que vêr que um individuo em si tem certas caracteristicas, mas, em uma relação passa a somar energias, confrontam-se desejos, vontades e troca de sentimentos. E tudo isso pode vir a tornar mutaveis as estruturas existenciais de uma pessoa! Por isso temos que analisar tambem a estrutura composta do casal, levando muito mais em conta como uma entidade formada pela conjugação do que simplesmente pela individualidade.

Então, tudo isso pode acontecer porque o planeta referente a vaidade, poder, ambição ou qualquer outra predominancia de nosso horoscopo está muito forte e atuando sobre nossa estrutura e alma.

Se você e o homem ou a mulher que lhe interessa são do mesmo signo solar ou de signos do mesmo elemento, isto quer dizer que de fato existem certas semelhanças entre as personalidades de ambos, assim como pode haver outras tantas diferenças relativas às posições e distâncias angulares envolvendo Lua, Ascendente, Vênus, Marte, etc. Não é garantia nem de simpatia pessoal, quanto mais de atração amorosa, ou mesmo física. Por isso dissemos no começo deste artigo que tal parâmetro não funciona. É verdade que os dois provavelmente encontrarão objetivos comuns, partilharão de uma essência ou padrão de pensamento, ou estilo cognitivo, seja lá o que for, pois cada elemento – terra, água, ar e fogo – constitui, em termos bem amplos, um determinado tipo psicológico.

Toda caracterização baseada apenas no signo solar leva em conta apenas uma das variáveis de um mapa astrológico individual, e é tão incompleta e mínima quanto praticamente inútil. Apenas com essa informação, não se pode chegar a uma identificação astrológica. É preciso muito mais. Para analisar a compatibilidade amorosa entre duas pessoas, de sexos diferentes ou do mesmo sexo, devem-se comparar os dois mapas. Qualquer outro atalho deixará de trazer resultados satisfatórios, e persegui-lo só revela que o suposto astrólogo ou desconhece a complexidade do tema que está tratando ou age com certa má fé, vendendo gato por lebre.

Verificar a compatibilidade entre duas personalidades nos níveis emocional, afetivo, sexual, intelectual, no jeito de ser, de agir, é uma coisa; outra, bem diferente, é antecipar se tudo vai dar certo e se os dois pombinhos serão felizes para sempre. Influências externas e as mais diversas contingências atuam sobre qualquer relação, podendo rompê-la a qualquer momento. Não acreditamos que seja possível chegar a um veredicto dessa natureza, embora momentos potenciais de risco de ruptura possam ser astrologicamente previstos .

Comparar dois mapas astrológicos, além de analisar cada um separadamente e concluir sobre a compatibilidade entre os dois em termos de personalidade, é também fazer uma relação cruzada de vários pontos dos mapas. A primeira abordagem nos permite configurar o perfil de cada um e tirar uma série de conclusões sobre como poderá ser o relacionamento em diversos níveis. Vejamos um exemplo.

Mesmo assim, conhecer de antemão certas idiossincrasias e orientações pessoais do parceiro, muitas vezes não aparentes, é um grande trunfo. Mais do que isso, o astrólogo bem preparado saberá sugerir ao cliente como lidar com as diferenças que existem entre este e o outro e como minimizar conflitos. Apontar contradições que ainda não foram percebidas também é importante. Por fim, é claro que caberá ao cliente decidir se vale a pena ou não prosseguir com o relacionamento.

O mapa de uma garota apresenta uma forte ênfase em Libra e Gêmeos, enquanto seu namorado tem Câncer e Escorpião em destaque. Ora, com dois signos de ar predominando, a menina é do tipo racional, intelectual, comunicativo, enquanto o rapaz, com predominância em água, é bem romântico, sentimental, sensível. Se os dois não entenderem a diferença de percepção e de perspectiva que existe entre eles, respeitando-se e aceitando-se mutuamente, haverá problemas. E na prática, não é fácil tolerar diferenças muito acentuadas. Geralmente as pessoas se irritam. Tambem, com essa enfase em Ar, e tendo Libra mais forte, há nela muita indecisão, vontade de mudança o tempo todo, ainda mais amplicada por Gêmeos que prefere tá sempre em contato com o novo. Já o rapaz, sofre pelo ciume e jeito fixo escorpiano e a vontade de se nortear por algo com requer Câncer. E há ainda a vontade de uma familia, de um lugar bem embasado, plantado em tradições que essa garota tão aéria adoraria tá sempre quebrando todas as rotinas.


A segunda abordagem diz respeito a relações de posição e distância entre os corpos celestes dos dois mapas. São interações bem específicas que indicam a intensidade da atração e em que nível ocorre. Não raro, apesar das duas personalidades serem nitidamente incompatíveis, aparece certos pontos de atração que tornam a aproximação irresistível, ou quase. Por exemplo, Marte no mapa de uma pessoa pode estar formando conjunção com o planeta Vênus do mapa da outra, o que implica uma forte carga de sedução. Neste caso, trata-se de uma atração notadamente erótica, sexual. Sem outras indicações, não passará disso.


No primeiro caso, na comparação de mapas, temos uma visão bem mais ampla do que poderá ser o relacionamento entre os dois, e no segundo, pinçamos detalhes e graus de intensidade. Um modo bem prático de formar uma idéia aproximada sobre a pessoa em quem você está interessado é saber a posição do Sol, da Lua e do Ascendente no mapa dela e ver se predomina algum elemento. Leia a descrição dos elementos no começo do artigo e depois compare com a do elemento mais importante em seu próprio mapa, se houver algum. Se a essas informações acrescentarmos Vênus, que é um indicador específico de comportamento afetivo, melhor ainda. Surgirá um quadro mais nítido.


É muito comum Sol, Lua, Ascendente, Vênus e Marte ocuparem signos do mesmo elemento ou então signos opostos nas cartas astrológicas de pessoas que se namoram, se amam, se apaixonam. Signos opostos nunca são do mesmo elemento, mas curiosamente aparecem com freqüência na comparação desses mapas. Costuma-se dizer, e com razão, que há uma busca de complementação, na medida em que o indivíduo enxerga no outras qualidades e aptidões que considera ausentes ou debilitadas em si próprio. Essa percepção provavelmente é inconsciente, daí a intensidade da atração e a dificuldade de controlá-la. Mas, como toda regra tem excessão, sabemos que as vezes opostos não vão gerar nada mais que brigas, discussões fortes e até ódio por não conseguirem entendimento. Tudo dependerá da coerência e vontade de entrosar-se de ambos.


A longo prazo, uma relação baseada apenas em oposições planetárias tende ao desgaste, uma vez que exige constantemente, no dia-a-dia, a aceitação de um comportamento muito diferente e estranho à natureza da pessoa. Se esta conseguir integrar-se com o parceiro ou, o que parece pouco provável, interiorizar parte daquela natureza que lhe falta, ou ainda, como diria Jung, trazer à consciência o que no outro é a sua própria sombra, muito bem, o relacionamento será harmonioso. Caso contrário é guerra! Se observarmos com mais atenção a natureza dos signos opostos, veremos, por outro lado, que também existem algumas afinidades, nem sempre consideradas.


De qualquer modo, nada substitui a interpretação exaustiva dos dois mapas. A super simplificação da astrologia faz com que muita gente critique aquilo que é uma distorção da técnica astrológica, e não a verdadeira astrologia. Sendo assim, é claro que a deturpação é vulnerável aos ataques que lhe são feitos, pois no mínimo é ineficaz. Não têm validade, portanto, as toneladas de asneiras que os céticos de carteirinha vivem atirando contra a astrologia. Não sabem o que fazem nem sabem o que falam.



Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (118) sexo (110) magia (100) conceito (92) astrologia (91) mulher (79) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) de olho no movimento dos astros (35) tarô (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) pesquisas (30) sexualidade (29) astros e a politica (24) pesquisa (24) prazer (24) estudos (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) orgasmo (22) climazzen (21) magia sexual (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) mulheres (17) Ranascimento (16) estudo (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) saúde (15) rituais (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) desejo (10) lua (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) magos (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) homens (7) livro (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) astrologia sexual (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) ancestrais (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) homem (5) mago (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) descoberta (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) pedras (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) dieta (3) drogas (3) ensaio (3) feitiço (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) peitinhos (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) atração (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) deuses (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) egito (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) feminino (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) pode (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)