domingo, 29 de junho de 2008

Focando os Nodulos Lunares


NODOS LUNARES
Os Nodos de um planeta são os dois pontos virtuais da intersecção de sua órbita com a Eclíptica (que é o caminho aparente do Sol). Esses pontos são opostos entre si e, portanto formam um Eixo. Os Nodos que usamos comumente na astrologia são os Nodos Lunares: o Nodo Norte, também chamado de Nodo Ascendente ou Cabeça do Dragão é o ponto onde a órbita da Lua cruza a Eclíptica de sul para norte; o Nodo Sul, também chamado Nodo Descendente ou Cauda do Dragão corresponde ao ponto onde a órbita da Lua cruza a Eclíptica de norte para sul. No entanto, existem algumas questões com relação aos eles que devem ser abordadas. A primeira diz respeito à qual Nodo nós devemos usar: se o Médio (Mean) ou o Verdadeiro (True). Tradicionalmente o Nodo Médio é o aconselhado, mas vale mencionar que a diferença entre ambas as posições pode chegar, no máximo, a pouco mais que 2 graus. Por isso cabe a cada um a escolha.
Curiosamente muitos astrólogos e estudantes não configuram seus programas de Astrologia para representarem ambos os Nodos marcando apenas o Nodo Norte. Fazendo isso eles correm o risco de ignorarem uma conjunção com o Nodo Sul. Como sabemos, em toda e qualquer teoria astrológica a conjunção é sempre o aspecto mais forte. E especialmente quando estamos lidando com um Eixo (como no caso dos Nodos), o que deve ser levado em conta é a conjunção e não a oposição. Assim, a conjunção com um Nodo é importante para determinarmos de que forma o planeta se expressa. O Nodo Norte tem a natureza de Júpiter, portanto exerce uma influência benéfica sobre o planeta envolvido. Já o Nodo Sul tem a natureza de Saturno, portanto é indicador de dificuldades envolvendo a função representada pelo planeta em questão.
Freqüentemente existe uma outra dúvida com relação aos Nodos Lunares é quanto à maior importância de sua localização: se por casa ou por signo. Como sabemos o Ciclo Nodal Médio (período em que o Nodo percorre o zodíaco e volta a sua posição de origem no mapa) é de 18,6 anos e, portanto ele permanece num mesmo signo em torno de 1 ano e meio. Mas, em função do movimento de rotação da Terra, todos os dias ele passará por todas as Casas. Assim podemos concluir que é a sua posição por casa no mapa natal que, de fato, particulariza a interpretação. Considerando seu movimento retrógrado (permanente no Nodo Médio) temos que se o Nodo cai próximo de uma cúspide devemos estar atentos, pois na verdade ele está se dirigindo para a casa anterior. Quanto mais próximo à uma cúspide devemos investigar com o cliente sobre as casas em que os Nodos podem estar atuando. Alias podemos nos surpreender com uma atuação em ambas as casas. Segundo Dom Néroman serão nessas áreas que a influência do Céu se fará mais intensa já que ali "o influxo estará mais concentrado e intensificado". Já o astrólogo Martin Schulman diz: “O Nódulo Norte simboliza a área de expressão mais elevada a ser atingida na vida atual e, portanto, deve ser interpretado através das mais altas qualidades do signo e da casa onde estiver localizado na carta natal”.
Aliás, a técnica de Evolutivo o Fatum de Néroman, dá-se grande ênfase aos Nodos. Segundo ele, o Dragão (como se refere aos Nodos Lunares) é o grande receptor dos influxos que o Céu emite e que constituem a base de sua teoria. E somente quando há também um envolvimento dos Nodos nos aspectos que o Fatum forma com os planetas natais (ou em trânsito) é que acontece uma transmissão perfeita desses aspectos, sem interferências nesses influxos. Segundo ele, o Dragão é a resultante de todas as influências às quais nos submete o Céu na nossa condição terrestre.
Segundo Schulman os Nodos tem que concordar com o restante do mapa para terem uma aplicação e significado eficiente. Também Dane Rudhyar e Alexander Ruperti têm trabalhos interessantes em que dividem o mapa por setores ou zonas à partir dos Nodos e interpretam os planetas levando em conta sua localização nessas áreas.
Temos ainda zodíacos gerados à partir das posições dos Nodos e cada um com uma função específica. O primeiro tem o Nodo Norte como Ascendente, num sistema de Casas Iguais e serve como uma opção, além do Mapa Solar (Sol no Ascendente), para casos em que não se conhece a hora do nascimento.
Há também um método desenvolvido pelo argentino Néstor Echarte chamado Zodíaco Dracônico, , e que tem o Nodo Norte como correspondente ao grau 0º de Áries. Á partir daí, transformando as posições natais dos planetas para essas novas coordenadas temos um mapa de apoio para a interpretação do Mapa Natal. Esse novo mapa serviria para nos falar sobre fatores inconscientes. Na verdade, este é um zodíaco da Lua, não do Sol.
Cabe aqui também incluir o Mapa do Nodo Sul que nos é apresentado por um pioneiro no campo da Astrologia Médica o astrólogo Robert Jansky. Esse mapa é gerado à partir do Nodo Sul (tomado como o Ascendente), num sistema de Casas Iguais, e que vai tratar exclusivamente de questões de ordem física e da saúde do indivíduo.
Os Nodos são de grande importância nas técnicas de Sinastria. Contatos de planetas de uma pessoa com os Nodos de outra contam como fatores de atração entre as mesmas. Segundo Elói Dumón, eles representam o impulso de nos unirmos aos demais, buscando o companheirismo, o amor à adaptabilidade, ou pelo contrário, a falta de adaptabilidade ou mesmo uma conduta anti-social.
Ainda que possamos ter dificuldades com pessoas do signo onde está a nossa Cauda, há quem já tenha observado que o problema esteja no signo da Cabeça (o que também faz sentido, sendo a Cabeça um ponto menos "familiar", o qual precisamos de um esforço consciente para incorporar). Verificar qual dessas teorias é mais válida é bastante fácil e pode gerar uma pesquisa interessante.
Segundo Schulman, a vantagem de um nódulo sobre o outro não é uma constante, até o tempo em que o Nódulo Sul atue em seu mais elevado nível permitido, o individuo achara menos recompensa no Nódulo Norte do que espera. Ainda segundo ele, desde que o Nódulo Sul simboliza o auge das características comportamentais de muitas vidas, seria somente levando tal comportamento, através de uma evolução progressiva, que o individuo estaria pronto pra beneficiar-se de seu Nódulo Norte. Se ele esforça para superar os caminhos nos quais seu Nódulo Sul o está segurando, então encontrará a Direção Divina na surpreendente benção que seu Nódulo Norte lhe concede.
Sobre os aspectos Schulman nos diz que as conjunções planetárias com o Nódulo Sul, representam as lições cármicas, levando mais de uma vida para se aprender, aparecem com fortes conjunções. Já as conjunções planetárias ao Nodo Norte estimulam o individuo a deixar seu passado para traz. Ao invés, ele aprenderá uma nova lição cármica na vida atual. Mas quando o planeta regente de qualquer um dos Nódulos está no signo do Nódulo oposto, entao o aspecto da recepção mutua deve ser considerado. Aqui o passado e o presente estão tão inevitavelmente ligados, que será necessário para o individuo recorrer a seu passado a fim de preencher seu presente. Conjunções aos dois Nódulos, a alma é confrontada com a resolução de um conflito muito poderoso, que não pode ser adiado alem da vida atual. Já as quadraturas de planetas com os Nódulos atuam como desordens ao tema central na vida. nos trigonos com o Nódulo Sul eles oferecem ao individuo oportunidades de, simbolicamente, reviver e aperfeiçoar seu passado. Os trigonos com o Nódulo Norte contem a promessa de uma experiência de vida ricamente recompensada.
No signo de Martin Luther King encontramos os Nódulos Touro-Escorpião. Aqui o carma da alma é afastas-se do passado de violência de Escorpião para a paz de Touro regido por Vênus. O Nódulo Sul na sétima casa indica que em encarnações passadas esta alma deve ter sofrido por impulsos destrutivos de outros. Nesta vida, houve uma identificação a ser feita com a construção do ser (Touro na primeira casa) e de uma maneira sólida, firme, mas não violenta. Curiosamente, seus Nódulos caem nos dois signos que eram os signos do Sol e da Lua de Gautama budha, cuja vida representou princípios muito parecidos. Quando vemos fortes semelhanças entre diferentes cartas natais, isto quase sugere que diferentes almas podem ter recebido parte de seus ensinamentos no mesmo lugar. (Martin Schulman – Os Nódulos Lunares – Editora Ágora).

Carlos Lima - Astrólogo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (119) sexo (116) magia (101) conceito (92) astrologia (91) mulher (82) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) tarô (36) de olho no movimento dos astros (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) sexualidade (31) pesquisas (30) pesquisa (25) prazer (25) astros e a politica (24) estudos (23) magia sexual (23) orgasmo (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) climazzen (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) estudo (17) mulheres (17) Ranascimento (16) saúde (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) rituais (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) desejo (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) lua (10) magos (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) astrologia sexual (7) homens (7) livro (7) mago (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) homem (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) ancestrais (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) descoberta (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) pedras (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) atração (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) deuses (3) dieta (3) drogas (3) egito (3) ensaio (3) feitiço (3) feminino (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) peitinhos (3) pode (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)